quinta-feira, 15 de julho de 2010
BAMBUTERAPIA
Técnica da massagem feita com bambus
Sua origem: A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem, e possui indicação corporal e facial.
A massagem é feita com bambus de diferentes tamanhos e, além de relaxar ou de despertar a energia, ainda promove a drenagem linfática, a tonificação e a modelagem dos tecidos.
A técnica da massagem com bambu funciona da seguinte forma: as varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos, e, por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Se adaptam aos contornos corporais, promovendo uma modelagem eficaz e um relaxamento profundo, pois alivia tensões musculares.
A massagem associa técnicas de massagens como shiatsu (trabalhando pontos de acupuntura), ayurvédica, isometria e drenagem linfática.Pode ser aplicada em todo o corpo inclusive face e cabeça.Apresenta propriedades modeladoras, drenantes, tonificantes, relaxantes e energéticas.
Antes de iniciar o tratamento é necessário a análise da ficha de anamnese, uma vez que o bambu apresenta as mesmas contra indicações da Massagem Modeladora, Relaxante e da Drenagem Linfática.
O ideal é aplicá-la uma a duas vezes por semana associada a cosméticos específicos ao tipo de pele que estamos trabalhando.
Indicações
A bambuterapia é recomendada como um tratamento auxiliar na redução de celulite, flacidez e gordura localizada, pois dependendo das manobras aplicadas pode apresentar propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas.
Contra-indicações
São as mesmas contra-indicações da massagem modeladora, relaxante e da drenagem linfática.
Ex: inflamação tecidual, hipersensibilidade cutânea, hipertensão arterial, câncer, trombose, diabetes, entre outras. Se faz necessário realizar uma anamnese antes de iniciar o tratamento com um esteticista profissional ou fisioterapeuta especializado.
Tempo de aplicação da técnica
O tempo médio de duração é entre 40 e 60 min. A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras
O Bambu
Bambu é o nome que se dá às plantas da sub-família Bambusoideae, da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Essa sub-família se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).
As opiniões variam muito e novas espécies e variedades são acrescentadas ano a ano, mas calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre noventa gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa. Habitam uma alta gama de condições climáticas (zonas tropicais e temperadas) e topográficas (do nível do mar até acima de 4.000 metros).
A partir de 684 a.C, o bambu se tornou fonte de muitas aplicações.Dele, os asiáticos obtêm alimento, vestuário, moradia e medicamentos.O bambu é pouco exigente com relação ao solo e ao clima. Desenvolve-se melhor em solos arenosos e leves, de boa drenagem, profundo e de nível médio de fertilidade.Cresce tanto em regiões tropicais e ao nível do mar como em altitudes de aproximadamente 1.300 metros.Podemos destacar entre seus diversos benefícios o baixo custo, leveza, possibilidade de curvatura, superfície lisa, coloração atrativa, resistência à tração comparável à do aço, resistência à compressão superior a do concreto, grande rigor estético e excelentes resultados na fabricação de móveis, estruturas, tubulações, drenos e habitações e, agora, como acessório para realização de massagens terapêuticas e estéticas.
O Bambu deve estar liso e preparado para sua aplicação na pele do cliente ejá vem assim preparado para ser comprado nas lojas especificas para produtos terapeuticos e estéticos.
Deve ser realizada a assepsia do mesmo a cada massagem.
ULTRA SOM
Ultra-som
Como age?
Através de estímulo do metabolismo local, ocorre o aumento da circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas, redução da gordura localizada, intensifica a penetração de substâncias com princípios ativos que potencializam o resultado.
Como funciona?
O equipamento é aplicado por uma profissional capacitada, onde utiliza-se um gel condutor e através de movimentos lentos e circulares a onda sônica penetra no corpo, chegando somente em tecido adiposo, provocando o aumento do metabolismo local e acelerando a eliminação de toxinas.
Quanto tempo dura uma sessão?
de 15 a 20 minutos.
.Qual a indicação?
- Gordura localizada
- Celulite
- Pré e pós-operatório de cirurgia plástica.
O Ultrassom dói?
Este tratamento é completamente indolor.
Efeitos Básicos produzidos pelo Ultra-som:
Efeito Mecânico:
A sonorização produz sobre o organismo uma série de pressões e descompressões que conferem um movimento oscilatório das partículas intra e extras celulares. Desta forma se vêem submetidas a uma aceleração violenta, com paradas bruscas, originando variações de pressão consideráveis. Esses conjuntos de efeitos formam a micromassagem a nível celular que: Produz um aumento da permeabilidade da membrana celular, acelerando o intercâmbio de fluidos, favorecendo o processo de difusão e melhorando o metabolismo celular; Pode produzir desagregações de complexos celulares e macromoléculas; Favorece a liberação de aderências, provavelmente pela separação das fibras colágenas.
Efeito Térmico:
A energia mecânica absorvida pelos tecidos pode transformar-se em energia térmica, já que o organismo não é completamente elástico opondo uma resistência ao movimento mecânico, tendo um resultado final à produção de calor. Esta produção de calor contribui para a estimulação do metabolismo celular e da circulação sangüínea, favorecendo a instalação de uma hiperemia na região.
Efeito Químico:
como conseqüência dos fatores mecânicos e térmicos, aparecem umas séries de reações químicas como Liberação de substâncias vasodilatadoras
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Cuidados com a pele durante o inverno
A tendência no inverno é a pele ser mais atingida por variações térmicas. Nessa época, é comum nossa pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele.
A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele.
No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.
Para que hidratante cumpra seu papel, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.
O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.
O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.
Portanto, durante o banho, atenção à temperatura. A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor e que demora horas.
O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio, lembra a especialista. Por isso, não caia na tentação da água quente para lavar. Para o rosto, use sempre água fria. O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda.
Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. "É muito maior do que quando vamos à praia", afirma Sergio Talarico, professor do departamento de dermatologia da Unifesp e coordenador do grupo de dermatologia cosmiátrica. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias.
Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.
Agora que você já sabe como manter sua pele macia e hidratada mesmo nos dias frios, leia as dicas que vão fazer destes cuidados um ritual de prazer:
Delicie-se com os aromas dos sabonetes, hidratantes e óleos corporais com ingredientes naturais de frutas. E sinta na pele a maciez e suavidade desses cuidados.
Os óleos trifásicos ajudam a evitar que a pele perca água, mas não substituem os hidratantes. Porém, se você quer uma pele sedosa, macia, deliciosa, não deixe de experimentar.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
O que é Massagem Turbinada?
Massagem Turbinada é uma lipoescultura com as mãos, baseada em princípio de terapia chinesa e em pontos que auxiliem a Modelagem Corporal. Realiza movimentos intensos, rápidos e repetitivos, que ativam a circulação, trabalhando a gordura localizada e finalizada com movimentos de drenagem. São utilizados 5 tipos de produtos (esfoliante, hiperemiante, mobilizador de gordura, lipoforce e o creme de massagem) da Adcos.
MASSAGEM TURBINADA...
É indiscutível de que a massagem modeladora e a drenagem linfática são importantes agentes coadjovantes nos processos de perda de medidas e modelagem corporal, a fisoterapeuta Marilena Bittencourt, responsável pela área de Estética Corporal da clínica fb, tem aplicado a conhecida MASSAGEM TURBINADA em muitos casos.
Ela é baseada em princípios da terapia chinesa e em pontos que auxiliem a modelagem corporal, e também é conhecida como Drenagem Turbinada ou Lipoescultura Manual.
"Trata-se do massageamento de todo o corpo, com movimentos intensos, rápidos e repetitivos, que ativam a circulação, trabalhando a gordura localizada e eliminando toxinas" explica Marilena.
Principais benefícios:- ativa a circulação sangüínea- aumenta a oxigenação e nutrição celular- ajuda na liberação de toxinas acumuladas no tecido- melhora o peristaltismo (movimentos intestinais)- permite a quebra de nódulos lipolíticos (gordura localizada)- auxilia no processo de redução de medidas- redução de edemas (retenção hídrica)- facilita a permeação de princípios ativos- manutenção das medidas reduzidasMecanismos de AçãoSobre a musculatura vascular: A massagem estimula a contração da musculatura vascular aumentando a tonicidade.
Sobre o tecido adiposo: O favorecimento de troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dará condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de “manterem” sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem a celulite.O amassamento diminui os espaços intracelulares, colocando cada célula em seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume reduzindo alguns centímetros do local trabalhado.
Sobre o tecido muscular: A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificar.Efeito Vascular: Após a massagem num segmento do corpo, observamos uma elevação da temperatura no local da pele, de 1 a 3 graus centígrados pela ação mecânica (atrito) e vasodilatação.
A massagem pode aumentar a quantidade de sangue venoso que chega ao coração, a freqüência dos batimentos cardíacos e, desta maneira,a quantidade de sangue arterial que chega à periferia também é maior.A massagem turbinada é indicada para:
- redução das medidas
- gordura localizada
- culotes (principalmente)
MASSAGEM TURBINADA...
É indiscutível de que a massagem modeladora e a drenagem linfática são importantes agentes coadjovantes nos processos de perda de medidas e modelagem corporal, a fisoterapeuta Marilena Bittencourt, responsável pela área de Estética Corporal da clínica fb, tem aplicado a conhecida MASSAGEM TURBINADA em muitos casos.
Ela é baseada em princípios da terapia chinesa e em pontos que auxiliem a modelagem corporal, e também é conhecida como Drenagem Turbinada ou Lipoescultura Manual.
"Trata-se do massageamento de todo o corpo, com movimentos intensos, rápidos e repetitivos, que ativam a circulação, trabalhando a gordura localizada e eliminando toxinas" explica Marilena.
Principais benefícios:- ativa a circulação sangüínea- aumenta a oxigenação e nutrição celular- ajuda na liberação de toxinas acumuladas no tecido- melhora o peristaltismo (movimentos intestinais)- permite a quebra de nódulos lipolíticos (gordura localizada)- auxilia no processo de redução de medidas- redução de edemas (retenção hídrica)- facilita a permeação de princípios ativos- manutenção das medidas reduzidasMecanismos de AçãoSobre a musculatura vascular: A massagem estimula a contração da musculatura vascular aumentando a tonicidade.
Sobre o tecido adiposo: O favorecimento de troca de líquidos implicará na melhora da circulação periférica que dará condições aos adipócitos, em especial os superficiais, de “manterem” sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem a celulite.O amassamento diminui os espaços intracelulares, colocando cada célula em seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume reduzindo alguns centímetros do local trabalhado.
Sobre o tecido muscular: A massagem desintoxica a musculatura pelo retorno venoso e linfático, nutre e, dependendo das manobras utilizadas, pode tonificar.Efeito Vascular: Após a massagem num segmento do corpo, observamos uma elevação da temperatura no local da pele, de 1 a 3 graus centígrados pela ação mecânica (atrito) e vasodilatação.
A massagem pode aumentar a quantidade de sangue venoso que chega ao coração, a freqüência dos batimentos cardíacos e, desta maneira,a quantidade de sangue arterial que chega à periferia também é maior.A massagem turbinada é indicada para:
- redução das medidas
- gordura localizada
- culotes (principalmente)
Benefícios da Massagem Ativadora para modelagem do corpo
O vilão do acúmulo de gordura no abdômen pode ser o stress provocado por uma rotina intensa, acúmulo de tarefas (na faculdade, no trabalho), trânsito e discussões em geral, que sob tensão, o corpo tende a estocar gordura.
A Massagem Ativadora utiliza das mãos realizando movimentos vigorosos e rápidos, auxiliando a penetração do produto na pele, aumentando a capacidade de absorção. O movimento das mãos ajuda a fazer o transporte das toxinas e impurezas, que formam a gordura localizada, para a os vasos sanguíneos, onde serão purificados e tem como objetivo, aumentar o fluxo sanguíneo na região a ser tratada. Esta massagem é realizada com produtos a base de princípios ativos (cafeína, centella asiática, ginkobiloba, Dmae) e quanto maior aumento do fluxo sanguíneo, maior é a penetração, promovendo diminuição da celulite, gordura localizada e flacidez, melhorando a aparência da pele.
Um dos parâmetros para eficácia da técnica em um curto período é associar a massagem ativadora com uma dieta balanceada e atividade física diária.
A Massagem Ativadora e a Massagem Turbinada apresentam o mesmo objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo para a melhora da aparência da pele, porém a Turbinada utiliza o auxílio de um rolo que apresenta pressão positiva e negativa, aplicado de forma rápida em cada região da pele, podendo associar com a massagem ativadora.
É contra-indicado realizar essas técnicas em:
– Hipertenso, porém é uma contra-indicação relativa, já que se a pressão estiver controlada pode ser feito.
– Pós-operatório de cirurgia plástica devido ao deslocamento da pele que deve ser evitado no pós-operatório imediato, porém é totalmente indicado no pré-operatório, proporcionando vários beneficio, relacionado com a elasticidade e a cicatrização.
– Varizes, microvarizes, sendo contra-indicado no local que são encontrados esses vasos, já que no momento destas massagens pequenos vasos podem ser rompidos, podendo aparecer novos vasos em indivíduos que apresentam esta sensibilidade, sendo indicado Drenagem Linfática manual.
Estas massagens podem ser associadas a alguns recursos terapêuticos como: Endermologia, Ultra-som, Corrente Russa, Manta Térmica, Bandagem Fria, obtendo excelentes resultados, já nas primeiras sessões.
A Massagem Ativadora utiliza das mãos realizando movimentos vigorosos e rápidos, auxiliando a penetração do produto na pele, aumentando a capacidade de absorção. O movimento das mãos ajuda a fazer o transporte das toxinas e impurezas, que formam a gordura localizada, para a os vasos sanguíneos, onde serão purificados e tem como objetivo, aumentar o fluxo sanguíneo na região a ser tratada. Esta massagem é realizada com produtos a base de princípios ativos (cafeína, centella asiática, ginkobiloba, Dmae) e quanto maior aumento do fluxo sanguíneo, maior é a penetração, promovendo diminuição da celulite, gordura localizada e flacidez, melhorando a aparência da pele.
Um dos parâmetros para eficácia da técnica em um curto período é associar a massagem ativadora com uma dieta balanceada e atividade física diária.
A Massagem Ativadora e a Massagem Turbinada apresentam o mesmo objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo para a melhora da aparência da pele, porém a Turbinada utiliza o auxílio de um rolo que apresenta pressão positiva e negativa, aplicado de forma rápida em cada região da pele, podendo associar com a massagem ativadora.
É contra-indicado realizar essas técnicas em:
– Hipertenso, porém é uma contra-indicação relativa, já que se a pressão estiver controlada pode ser feito.
– Pós-operatório de cirurgia plástica devido ao deslocamento da pele que deve ser evitado no pós-operatório imediato, porém é totalmente indicado no pré-operatório, proporcionando vários beneficio, relacionado com a elasticidade e a cicatrização.
– Varizes, microvarizes, sendo contra-indicado no local que são encontrados esses vasos, já que no momento destas massagens pequenos vasos podem ser rompidos, podendo aparecer novos vasos em indivíduos que apresentam esta sensibilidade, sendo indicado Drenagem Linfática manual.
Estas massagens podem ser associadas a alguns recursos terapêuticos como: Endermologia, Ultra-som, Corrente Russa, Manta Térmica, Bandagem Fria, obtendo excelentes resultados, já nas primeiras sessões.
Benefícios das massagens
As massagens possuem benefícios para o corpo humano a nível do sistema nervoso, a nível dos órgãos internos e a nível subcutâneo. Vamos explicar mais detalhadamente cada um destes níveis.
Os benefícios das massagens a nível do sistema nervoso são:
* Possui efeitos sedativos contra a dor.
* Favorece o relaxamento físico e psíquico.
* Reduz a tensão e a dor, prevenindo estados de stress, ansiedade e insónia.
Os benefícios das massagens a nível dos órgãos internos são:
* Melhoria do funcionamento dos órgãos internos.
* Ajuda a eliminar resíduos orgânicos.
Os benefícios das massagens a nível subcutâneo são:
* Facilita a absorção de líquidos, prevenindo o inchaço.
* Dissolve as acumulações de gordura, prevenindo desta forma a celulite.
Os benefícios do chá verde (Camellia sinensis)
O chá é proveniente das folhas da Camellia sinensis.
Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis.
Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá.
É bem provável que essa história nem seja verdadeira, mas dá um ar romântico à origem de uma bebida conhecida mundialmente. Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia. Na verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. A cultura teve êxito e desenvolveu-se rapidamente. O chá experimentou nestes dois países - China e Japão - uma evolução extraordinária, abrangendo não só meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.
A chegada do chá à Europa não foi rápida. As referências mais antigas que se encontram na literatura européia a respeito do chá são atribuídas a Marco Pólo, no relato da sua viagem, e ao português Gaspar da Cruz, que teria citado o chá numa carta dirigida ao seu soberano. Já a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. Ao que parece, foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses.
Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular. Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos, depois na Austrália e Canadá. Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.
O que é o chá
Como foi dito acima, o chá é proveniente das folhas da Camellia sinensis. Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aqueles que nós chamamos de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são, para sermos mais corretos, tisanas ou infusões.
A partir das folhas da Camellia sinensis é possível obter diferentes tipos de chá e, dependendo do tipo de tratamento a que são sujeitas, dividi-los nas seguintes categorias:
Verde - As folhas vão para a secagem após a colheita. Seu sabor é um tanto amargo. As folhas são apenas passadas pelo calor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação. O chá Gyokuro (gotas de orvalho), do Japão, é considerado um dos melhores - suas folhas são cobertas com tela antes da colheita e, assim, preservam a clorofila e perdem tanino, ficando adocicadas.
Preto - As folhas sofrem um processo de fermentação que confere ao líquido um tom avermelhado escuro e um sabor intenso. As folhas são colocadas em tanques fechados até fermentarem. Depois elas são aquecidas e desidratadas.
Oolong - Sofre um processo de fermentação muito curto. Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. O sabor é suave. Este chá é o menos comum no mundo ocidental.
Aromatizados - Qualquer chá, independentemente do tratamento pelo qual tenha passado, pode receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu.
As mil e uma virtudes do chá verde
As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.
E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
A planta, como ela é...
Planta perene, do tipo arbustiva, a Camellia sinensis pertecente a família das Teáceas (Theacea). Originária do sudeste asiático, a planta produz economicamente por mais de 50 anos. No Brasil o arbusto é cultivado principalmente na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, onde é utilizado para fazer chá preto.
A propagação da planta se dá preferencialmente pela via vegetativa, ou seja, por meio de estacas. A estaca para reprodução deve possuir uma folha desenvolvida e sua respectiva gema auxiliar com 3 a 4 cm. A extremidade do ramo deve ser cortada em bisel, isto é, na diagonal.
As folhas mais jovens e os gomos da Camellia sinensis - parte da planta utilizada na produção do chá comercial - são cobertos por uma fina cobertura branca e sedosa, semelhante a uma penugem que, mais tarde, desaparece. Ao que se sabe, é esta cobertura que dá origem ao nome pelo qual é conhecido o gomo terminal: "pekoe", da palavra chinesa pak-ho, que significa cabelo ou penugem.
As flores da planta são pequenas, brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas, aromáticas e aparecem nas axilas das folhas em grupos de 2, 3 ou 4. O fruto é uma cápsula com 2 ou 3 cm de diâmetro. Dada a grande dispersão que a planta sofreu desde o início do seu cultivo até aos nossos dias e a livre hibridação entre os vários tipos geográficos, não tem sido fácil para os botânicos a descrição das variedades existentes.
E para quem pretende saborear esta bebida que já esta sendo considerada medicinal, vale lembrar: até a simplicidade do chá não dispensa alguns pequenos cuidados especiais. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras Para o chá verde, especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura e, de preferência, nada de acrescentar açúcar. Preparar a bebida é simples: faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente.
Chá Verde em várias versões está à venda na www.lojadojardim.com
Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis.
Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá.
É bem provável que essa história nem seja verdadeira, mas dá um ar romântico à origem de uma bebida conhecida mundialmente. Esta lenda é divulgada como a primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia. Na verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes. A cultura teve êxito e desenvolveu-se rapidamente. O chá experimentou nestes dois países - China e Japão - uma evolução extraordinária, abrangendo não só meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos. No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.
A chegada do chá à Europa não foi rápida. As referências mais antigas que se encontram na literatura européia a respeito do chá são atribuídas a Marco Pólo, no relato da sua viagem, e ao português Gaspar da Cruz, que teria citado o chá numa carta dirigida ao seu soberano. Já a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente. Ao que parece, foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses.
Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular. Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos, depois na Austrália e Canadá. Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.
O que é o chá
Como foi dito acima, o chá é proveniente das folhas da Camellia sinensis. Atualmente, cerca de 3 mil produtos levam o nome de chá mas, na verdade, podem ser considerados chás mesmo, somente aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aqueles que nós chamamos de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são, para sermos mais corretos, tisanas ou infusões.
A partir das folhas da Camellia sinensis é possível obter diferentes tipos de chá e, dependendo do tipo de tratamento a que são sujeitas, dividi-los nas seguintes categorias:
Verde - As folhas vão para a secagem após a colheita. Seu sabor é um tanto amargo. As folhas são apenas passadas pelo calor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação. O chá Gyokuro (gotas de orvalho), do Japão, é considerado um dos melhores - suas folhas são cobertas com tela antes da colheita e, assim, preservam a clorofila e perdem tanino, ficando adocicadas.
Preto - As folhas sofrem um processo de fermentação que confere ao líquido um tom avermelhado escuro e um sabor intenso. As folhas são colocadas em tanques fechados até fermentarem. Depois elas são aquecidas e desidratadas.
Oolong - Sofre um processo de fermentação muito curto. Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. O sabor é suave. Este chá é o menos comum no mundo ocidental.
Aromatizados - Qualquer chá, independentemente do tratamento pelo qual tenha passado, pode receber a adição de outras folhas, frutas secas ou flores, cujo sabor se mistura com o seu.
As mil e uma virtudes do chá verde
As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.
E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
A planta, como ela é...
Planta perene, do tipo arbustiva, a Camellia sinensis pertecente a família das Teáceas (Theacea). Originária do sudeste asiático, a planta produz economicamente por mais de 50 anos. No Brasil o arbusto é cultivado principalmente na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, onde é utilizado para fazer chá preto.
A propagação da planta se dá preferencialmente pela via vegetativa, ou seja, por meio de estacas. A estaca para reprodução deve possuir uma folha desenvolvida e sua respectiva gema auxiliar com 3 a 4 cm. A extremidade do ramo deve ser cortada em bisel, isto é, na diagonal.
As folhas mais jovens e os gomos da Camellia sinensis - parte da planta utilizada na produção do chá comercial - são cobertos por uma fina cobertura branca e sedosa, semelhante a uma penugem que, mais tarde, desaparece. Ao que se sabe, é esta cobertura que dá origem ao nome pelo qual é conhecido o gomo terminal: "pekoe", da palavra chinesa pak-ho, que significa cabelo ou penugem.
As flores da planta são pequenas, brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas, aromáticas e aparecem nas axilas das folhas em grupos de 2, 3 ou 4. O fruto é uma cápsula com 2 ou 3 cm de diâmetro. Dada a grande dispersão que a planta sofreu desde o início do seu cultivo até aos nossos dias e a livre hibridação entre os vários tipos geográficos, não tem sido fácil para os botânicos a descrição das variedades existentes.
E para quem pretende saborear esta bebida que já esta sendo considerada medicinal, vale lembrar: até a simplicidade do chá não dispensa alguns pequenos cuidados especiais. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras Para o chá verde, especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura e, de preferência, nada de acrescentar açúcar. Preparar a bebida é simples: faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente.
Chá Verde em várias versões está à venda na www.lojadojardim.com
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Para vencer a celulite, mude seus hábitos!
Na guerra contra a celulite, é preciso pegar pesado e atacar de todas as formas possíveis. Não é uma batalha fácil, mas é possível obter grandes resultados. É claro, alguns tratamentos podem pesar no bolso, mas existem medidas que todos podem e devem praticar, pela melhora da celulite e para ganhar muito mais saúde.
Qualquer que seja o estágio da celulite e antes de pensar em qualquer tratamento clínico ou cosmético, é preciso mudar o estilo de vida.
Acerte a alimentação
Alguns pecados à mesa, a falta de apetite e o estresse podem agravar a celulite. Comer amido, gorduras e açúcares em excesso aumenta o peso, interferindo diretamente no estado da celulite.
Procure adotar uma dieta equilibrada, pouco calórica, rica em nutrientes, com baixo teor de gorduras e pouco sal. As refeições devem ser divididas com os seguintes alimentos:
* CONSTRUTORES: Carnes, leites e derivados, ovos, feijões e grãos suprem o corpo de proteínas e cálcio, básicos para o funcionamento dos órgãos vitais e renovação celular. O ideal é comer duas porções de carne e de laticínios desnatados por dia. Exemplo: 150 g de carne vermelha magra; 150 de peixe ou frango; 200 ml de leite e 2 fatias de ricota.
* ENERGÉTICOS: Carboidratos (cereais e batata) e gorduras (manteiga e óleos de oliva, canola e soja) respondem pela força e energia do corpo. Por dia consuma cinco porções de carboidratos e uma porção de gordura. Exemplo: 1 barra de cereais; 2 colheres (sopa) de arroz integral; 1 pão francês; 1 batata média; 1 gelatina e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva.
* REGULADORES: Frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água, ajudam na absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Consuma oito porções, divididas nas duas principais refeições. Exemplo: 3 frutas; 2 porções de folhas; 2 xícaras de legumes.
Alimentos que ajudam no combate à celulite
* Coma alimentos crus, que têm muita água e ajudam a eliminar toxinas.
* Beba muita água: quanto mais água você bebe, menos líquidos as células retêm. Além disso, a água auxilia na eliminação de toxinas.
* Beba suco de beterraba crua diariamente, que ajuda o fígado a metabolizar as gorduras acumuladas.
* Coma pepino, um aliado valioso para ajudar os rins a eliminar toxinas.
* Inclua fibras na dieta, que evitam prisão de ventre e retenção de toxinas. As frutas secas e os cereais crus devem ser consumidos porque têm muita proteína, garantindo a elasticidade das fibras que sustentam a pele.
* Uma porção de acelga a cada três dias contribui com a boa circulação.
Alimentos pioram a celulite
* Controle o consumo de café: a cafeína altera a produção hormonal.
* Evite a ingestão de bebidas alcóolicas, pois o álcool incha as células de gordurosas.
* Evite carnes vermelhas gordurosas, que deixam resíduos na circulação.
* Corte frituras, pois todo alimento pode ser consumido cru ou cozido, e representa menos calorias.
* Evite alimentos com conservantes (como enlatados e refrigerantes), que são toxinas para o sistema linfático.
* Diminua o sal, porque o sódio retém líquidos, que provocam inchaço.
Inclua exercícios em sua rotina
A falta de exercício impede o bom funcionamento do sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas do organismo. Se o corpo não se movimenta, o metabolismo fica mais lento, tornando a queima de gordura dentro das células menos eficiente. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, quanto mais tempo o corpo leva para eliminar gorduras, mais chances tem de ficar com toxinas que interferem na oxigenação celular.
* Pratique exercícios físicos com regularidade. Faça atividades aeróbicas de baixo impacto (natação, ciclismo etc.) e evite as de alto impacto (corrida), que podem causar rompimento de pequenos vasos fragilizados pela má circulação local.
* Atividades aeróbicas são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, como a musculação, enrijecem os músculos, esticando a pele e tornando os furinhos menos evidentes. Além disso, a prática de exercícios físicos alívia o estresse, que joga adrenalina na corrente sangüínea, sobrecarregando o sistema linfático.
* Quem tem celulite e também está acima do peso não deve sobrecarregar o organismo. Nesse caso, a natação ou a hidroginástica são os exercícios mais indicados, já que, na água, o corpo fica 60% mais leve e o trabalho parece mais suave.
* A postura deve ser uma preocupação constante durante a realização dos exercícios. Quando está incorreta, forçamos determinadas regiões, comprometendo a circulação sangüínea e favorecendo o aparecimento da celulite.
* As atividades anaeróbicas também ajudam a eliminar a celulite, modelando a musculatura e oferecendo maior e melhor sustentação para a pele.
Por fim, se você fuma, deixe de fumar: o cigarro prejudica o sistema circulatório e contamina o sistema linfático com toxinas.
Fontes:
* Revista Claúdia
* Revista Nova Beleza - Especial ABC do Corpo
* Revista Corpo a Corpo
* Revista Marie Claire
Qualquer que seja o estágio da celulite e antes de pensar em qualquer tratamento clínico ou cosmético, é preciso mudar o estilo de vida.
Acerte a alimentação
Alguns pecados à mesa, a falta de apetite e o estresse podem agravar a celulite. Comer amido, gorduras e açúcares em excesso aumenta o peso, interferindo diretamente no estado da celulite.
Procure adotar uma dieta equilibrada, pouco calórica, rica em nutrientes, com baixo teor de gorduras e pouco sal. As refeições devem ser divididas com os seguintes alimentos:
* CONSTRUTORES: Carnes, leites e derivados, ovos, feijões e grãos suprem o corpo de proteínas e cálcio, básicos para o funcionamento dos órgãos vitais e renovação celular. O ideal é comer duas porções de carne e de laticínios desnatados por dia. Exemplo: 150 g de carne vermelha magra; 150 de peixe ou frango; 200 ml de leite e 2 fatias de ricota.
* ENERGÉTICOS: Carboidratos (cereais e batata) e gorduras (manteiga e óleos de oliva, canola e soja) respondem pela força e energia do corpo. Por dia consuma cinco porções de carboidratos e uma porção de gordura. Exemplo: 1 barra de cereais; 2 colheres (sopa) de arroz integral; 1 pão francês; 1 batata média; 1 gelatina e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva.
* REGULADORES: Frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água, ajudam na absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Consuma oito porções, divididas nas duas principais refeições. Exemplo: 3 frutas; 2 porções de folhas; 2 xícaras de legumes.
Alimentos que ajudam no combate à celulite
* Coma alimentos crus, que têm muita água e ajudam a eliminar toxinas.
* Beba muita água: quanto mais água você bebe, menos líquidos as células retêm. Além disso, a água auxilia na eliminação de toxinas.
* Beba suco de beterraba crua diariamente, que ajuda o fígado a metabolizar as gorduras acumuladas.
* Coma pepino, um aliado valioso para ajudar os rins a eliminar toxinas.
* Inclua fibras na dieta, que evitam prisão de ventre e retenção de toxinas. As frutas secas e os cereais crus devem ser consumidos porque têm muita proteína, garantindo a elasticidade das fibras que sustentam a pele.
* Uma porção de acelga a cada três dias contribui com a boa circulação.
Alimentos pioram a celulite
* Controle o consumo de café: a cafeína altera a produção hormonal.
* Evite a ingestão de bebidas alcóolicas, pois o álcool incha as células de gordurosas.
* Evite carnes vermelhas gordurosas, que deixam resíduos na circulação.
* Corte frituras, pois todo alimento pode ser consumido cru ou cozido, e representa menos calorias.
* Evite alimentos com conservantes (como enlatados e refrigerantes), que são toxinas para o sistema linfático.
* Diminua o sal, porque o sódio retém líquidos, que provocam inchaço.
Inclua exercícios em sua rotina
A falta de exercício impede o bom funcionamento do sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas do organismo. Se o corpo não se movimenta, o metabolismo fica mais lento, tornando a queima de gordura dentro das células menos eficiente. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, quanto mais tempo o corpo leva para eliminar gorduras, mais chances tem de ficar com toxinas que interferem na oxigenação celular.
* Pratique exercícios físicos com regularidade. Faça atividades aeróbicas de baixo impacto (natação, ciclismo etc.) e evite as de alto impacto (corrida), que podem causar rompimento de pequenos vasos fragilizados pela má circulação local.
* Atividades aeróbicas são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, como a musculação, enrijecem os músculos, esticando a pele e tornando os furinhos menos evidentes. Além disso, a prática de exercícios físicos alívia o estresse, que joga adrenalina na corrente sangüínea, sobrecarregando o sistema linfático.
* Quem tem celulite e também está acima do peso não deve sobrecarregar o organismo. Nesse caso, a natação ou a hidroginástica são os exercícios mais indicados, já que, na água, o corpo fica 60% mais leve e o trabalho parece mais suave.
* A postura deve ser uma preocupação constante durante a realização dos exercícios. Quando está incorreta, forçamos determinadas regiões, comprometendo a circulação sangüínea e favorecendo o aparecimento da celulite.
* As atividades anaeróbicas também ajudam a eliminar a celulite, modelando a musculatura e oferecendo maior e melhor sustentação para a pele.
Por fim, se você fuma, deixe de fumar: o cigarro prejudica o sistema circulatório e contamina o sistema linfático com toxinas.
Fontes:
* Revista Claúdia
* Revista Nova Beleza - Especial ABC do Corpo
* Revista Corpo a Corpo
* Revista Marie Claire
Para vencer a celulite, mude seus hábitos!
Na guerra contra a celulite, é preciso pegar pesado e atacar de todas as formas possíveis. Não é uma batalha fácil, mas é possível obter grandes resultados. É claro, alguns tratamentos podem pesar no bolso, mas existem medidas que todos podem e devem praticar, pela melhora da celulite e para ganhar muito mais saúde.
Qualquer que seja o estágio da celulite e antes de pensar em qualquer tratamento clínico ou cosmético, é preciso mudar o estilo de vida.
Acerte a alimentação
Alguns pecados à mesa, a falta de apetite e o estresse podem agravar a celulite. Comer amido, gorduras e açúcares em excesso aumenta o peso, interferindo diretamente no estado da celulite.
Procure adotar uma dieta equilibrada, pouco calórica, rica em nutrientes, com baixo teor de gorduras e pouco sal. As refeições devem ser divididas com os seguintes alimentos:
* CONSTRUTORES: Carnes, leites e derivados, ovos, feijões e grãos suprem o corpo de proteínas e cálcio, básicos para o funcionamento dos órgãos vitais e renovação celular. O ideal é comer duas porções de carne e de laticínios desnatados por dia. Exemplo: 150 g de carne vermelha magra; 150 de peixe ou frango; 200 ml de leite e 2 fatias de ricota.
* ENERGÉTICOS: Carboidratos (cereais e batata) e gorduras (manteiga e óleos de oliva, canola e soja) respondem pela força e energia do corpo. Por dia consuma cinco porções de carboidratos e uma porção de gordura. Exemplo: 1 barra de cereais; 2 colheres (sopa) de arroz integral; 1 pão francês; 1 batata média; 1 gelatina e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva.
* REGULADORES: Frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água, ajudam na absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Consuma oito porções, divididas nas duas principais refeições. Exemplo: 3 frutas; 2 porções de folhas; 2 xícaras de legumes.
Alimentos que ajudam no combate à celulite
* Coma alimentos crus, que têm muita água e ajudam a eliminar toxinas.
* Beba muita água: quanto mais água você bebe, menos líquidos as células retêm. Além disso, a água auxilia na eliminação de toxinas.
* Beba suco de beterraba crua diariamente, que ajuda o fígado a metabolizar as gorduras acumuladas.
* Coma pepino, um aliado valioso para ajudar os rins a eliminar toxinas.
* Inclua fibras na dieta, que evitam prisão de ventre e retenção de toxinas. As frutas secas e os cereais crus devem ser consumidos porque têm muita proteína, garantindo a elasticidade das fibras que sustentam a pele.
* Uma porção de acelga a cada três dias contribui com a boa circulação.
Alimentos pioram a celulite
* Controle o consumo de café: a cafeína altera a produção hormonal.
* Evite a ingestão de bebidas alcóolicas, pois o álcool incha as células de gordurosas.
* Evite carnes vermelhas gordurosas, que deixam resíduos na circulação.
* Corte frituras, pois todo alimento pode ser consumido cru ou cozido, e representa menos calorias.
* Evite alimentos com conservantes (como enlatados e refrigerantes), que são toxinas para o sistema linfático.
* Diminua o sal, porque o sódio retém líquidos, que provocam inchaço.
Inclua exercícios em sua rotina
A falta de exercício impede o bom funcionamento do sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas do organismo. Se o corpo não se movimenta, o metabolismo fica mais lento, tornando a queima de gordura dentro das células menos eficiente. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, quanto mais tempo o corpo leva para eliminar gorduras, mais chances tem de ficar com toxinas que interferem na oxigenação celular.
* Pratique exercícios físicos com regularidade. Faça atividades aeróbicas de baixo impacto (natação, ciclismo etc.) e evite as de alto impacto (corrida), que podem causar rompimento de pequenos vasos fragilizados pela má circulação local.
* Atividades aeróbicas são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, como a musculação, enrijecem os músculos, esticando a pele e tornando os furinhos menos evidentes. Além disso, a prática de exercícios físicos alívia o estresse, que joga adrenalina na corrente sangüínea, sobrecarregando o sistema linfático.
* Quem tem celulite e também está acima do peso não deve sobrecarregar o organismo. Nesse caso, a natação ou a hidroginástica são os exercícios mais indicados, já que, na água, o corpo fica 60% mais leve e o trabalho parece mais suave.
* A postura deve ser uma preocupação constante durante a realização dos exercícios. Quando está incorreta, forçamos determinadas regiões, comprometendo a circulação sangüínea e favorecendo o aparecimento da celulite.
* As atividades anaeróbicas também ajudam a eliminar a celulite, modelando a musculatura e oferecendo maior e melhor sustentação para a pele.
Por fim, se você fuma, deixe de fumar: o cigarro prejudica o sistema circulatório e contamina o sistema linfático com toxinas.
Fontes:
* Revista Claúdia
* Revista Nova Beleza - Especial ABC do Corpo
* Revista Corpo a Corpo
* Revista Marie Claire
Qualquer que seja o estágio da celulite e antes de pensar em qualquer tratamento clínico ou cosmético, é preciso mudar o estilo de vida.
Acerte a alimentação
Alguns pecados à mesa, a falta de apetite e o estresse podem agravar a celulite. Comer amido, gorduras e açúcares em excesso aumenta o peso, interferindo diretamente no estado da celulite.
Procure adotar uma dieta equilibrada, pouco calórica, rica em nutrientes, com baixo teor de gorduras e pouco sal. As refeições devem ser divididas com os seguintes alimentos:
* CONSTRUTORES: Carnes, leites e derivados, ovos, feijões e grãos suprem o corpo de proteínas e cálcio, básicos para o funcionamento dos órgãos vitais e renovação celular. O ideal é comer duas porções de carne e de laticínios desnatados por dia. Exemplo: 150 g de carne vermelha magra; 150 de peixe ou frango; 200 ml de leite e 2 fatias de ricota.
* ENERGÉTICOS: Carboidratos (cereais e batata) e gorduras (manteiga e óleos de oliva, canola e soja) respondem pela força e energia do corpo. Por dia consuma cinco porções de carboidratos e uma porção de gordura. Exemplo: 1 barra de cereais; 2 colheres (sopa) de arroz integral; 1 pão francês; 1 batata média; 1 gelatina e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva.
* REGULADORES: Frutas, verduras e legumes, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água, ajudam na absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Consuma oito porções, divididas nas duas principais refeições. Exemplo: 3 frutas; 2 porções de folhas; 2 xícaras de legumes.
Alimentos que ajudam no combate à celulite
* Coma alimentos crus, que têm muita água e ajudam a eliminar toxinas.
* Beba muita água: quanto mais água você bebe, menos líquidos as células retêm. Além disso, a água auxilia na eliminação de toxinas.
* Beba suco de beterraba crua diariamente, que ajuda o fígado a metabolizar as gorduras acumuladas.
* Coma pepino, um aliado valioso para ajudar os rins a eliminar toxinas.
* Inclua fibras na dieta, que evitam prisão de ventre e retenção de toxinas. As frutas secas e os cereais crus devem ser consumidos porque têm muita proteína, garantindo a elasticidade das fibras que sustentam a pele.
* Uma porção de acelga a cada três dias contribui com a boa circulação.
Alimentos pioram a celulite
* Controle o consumo de café: a cafeína altera a produção hormonal.
* Evite a ingestão de bebidas alcóolicas, pois o álcool incha as células de gordurosas.
* Evite carnes vermelhas gordurosas, que deixam resíduos na circulação.
* Corte frituras, pois todo alimento pode ser consumido cru ou cozido, e representa menos calorias.
* Evite alimentos com conservantes (como enlatados e refrigerantes), que são toxinas para o sistema linfático.
* Diminua o sal, porque o sódio retém líquidos, que provocam inchaço.
Inclua exercícios em sua rotina
A falta de exercício impede o bom funcionamento do sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas do organismo. Se o corpo não se movimenta, o metabolismo fica mais lento, tornando a queima de gordura dentro das células menos eficiente. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros, quanto mais tempo o corpo leva para eliminar gorduras, mais chances tem de ficar com toxinas que interferem na oxigenação celular.
* Pratique exercícios físicos com regularidade. Faça atividades aeróbicas de baixo impacto (natação, ciclismo etc.) e evite as de alto impacto (corrida), que podem causar rompimento de pequenos vasos fragilizados pela má circulação local.
* Atividades aeróbicas são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, como a musculação, enrijecem os músculos, esticando a pele e tornando os furinhos menos evidentes. Além disso, a prática de exercícios físicos alívia o estresse, que joga adrenalina na corrente sangüínea, sobrecarregando o sistema linfático.
* Quem tem celulite e também está acima do peso não deve sobrecarregar o organismo. Nesse caso, a natação ou a hidroginástica são os exercícios mais indicados, já que, na água, o corpo fica 60% mais leve e o trabalho parece mais suave.
* A postura deve ser uma preocupação constante durante a realização dos exercícios. Quando está incorreta, forçamos determinadas regiões, comprometendo a circulação sangüínea e favorecendo o aparecimento da celulite.
* As atividades anaeróbicas também ajudam a eliminar a celulite, modelando a musculatura e oferecendo maior e melhor sustentação para a pele.
Por fim, se você fuma, deixe de fumar: o cigarro prejudica o sistema circulatório e contamina o sistema linfático com toxinas.
Fontes:
* Revista Claúdia
* Revista Nova Beleza - Especial ABC do Corpo
* Revista Corpo a Corpo
* Revista Marie Claire
Cuidados com a pele durante o inverno
A tendência no inverno é a pele ser mais atingida por variações térmicas. Nessa época, é comum nossa pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele.
A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele.
No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.
Para que hidratante cumpra seu papel, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.
O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.
O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.
Portanto, durante o banho, atenção à temperatura. A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor e que demora horas.
O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio, lembra a especialista. Por isso, não caia na tentação da água quente para lavar. Para o rosto, use sempre água fria. O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda.
Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. "É muito maior do que quando vamos à praia", afirma Sergio Talarico, professor do departamento de dermatologia da Unifesp e coordenador do grupo de dermatologia cosmiátrica. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias.
Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.
Agora que você já sabe como manter sua pele macia e hidratada mesmo nos dias frios, leia as dicas que vão fazer destes cuidados um ritual de prazer:
Delicie-se com os aromas dos sabonetes, hidratantes e óleos corporais com ingredientes naturais de frutas. E sinta na pele a maciez e suavidade desses cuidados.
Os óleos trifásicos ajudam a evitar que a pele perca água, mas não substituem os hidratantes. Porém, se você quer uma pele sedosa, macia, deliciosa, não deixe de experimentar.
A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele.
No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.
Para que hidratante cumpra seu papel, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.
O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.
O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.
Portanto, durante o banho, atenção à temperatura. A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor e que demora horas.
O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio, lembra a especialista. Por isso, não caia na tentação da água quente para lavar. Para o rosto, use sempre água fria. O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda.
Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. "É muito maior do que quando vamos à praia", afirma Sergio Talarico, professor do departamento de dermatologia da Unifesp e coordenador do grupo de dermatologia cosmiátrica. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias.
Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.
Agora que você já sabe como manter sua pele macia e hidratada mesmo nos dias frios, leia as dicas que vão fazer destes cuidados um ritual de prazer:
Delicie-se com os aromas dos sabonetes, hidratantes e óleos corporais com ingredientes naturais de frutas. E sinta na pele a maciez e suavidade desses cuidados.
Os óleos trifásicos ajudam a evitar que a pele perca água, mas não substituem os hidratantes. Porém, se você quer uma pele sedosa, macia, deliciosa, não deixe de experimentar.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
TRATAMENTOS DE SPA PARA FAZER EM CASA
CORPO MACIO
O sol e o vento ressecam a pele. Então que tal tomar um banho de leite, famoso desde a época de Cleópatra? Em um recipiente junte 5 litros de água morna, 1 xícara (chá) de leite em pó (dissolvido em água) e 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoa. "As proteínas do leite repõem a umidade, e o óleo forma um filme protetor que evita a desidratação", diz a esteticista Ramona Herz. Despeje a mistura sobre o corpo. Não enxágüe. Enxugue e hidrate com cremes à base de proteínas do leite.
Quando fazer Uma ou duas vezes por semana. Evite o tratamento em caso de irritação da pele.
MÃOS SEMPRE JOVENS
O contato diário com detergentes e as lavagens excessivas deixam as mãos ásperas, sem viço..."Experimente um preparado com hamamélis e eucalipto para amaciar, acalmar, clarear e rejuvenescer a pele", sugere a terapeuta corporal Marília Estelita. Junte 4 colheres (sopa) de hamamélis e 4 colheres (sopa) de eucalipto em 1 litro de água e deixe ferver. Coe e espere esfriar. Em outro recipiente, coloque 1 colher (sopa) de aveia. Mergulhe as mãos no líquido por dez minutos, enxugue e esfregue-as com a aveia. Deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com uma toalha.
Quando fazer Uma vez por semana.
REVITALIZAÇÃO A JATO
Com um mix de esfoliação e massagem, você pode dar brilho à pele do corpo, melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação.Para começar, faça um purê de papaia batendo no liquidificador 1 unidade da fruta com casca e sementes."A papaia possui um bioquímico natural, a papaína, que age como um alfa-hidroxiácido e tem a capacidade de amaciar e revitalizar - quanto mais verde for a fruta, maior a concentração dessa enzima", explica a terapeuta Soon Hee Han. Após o banho, passe o purê no corpo seco com movimentos circulares durante cinco minutos. Deixe agir por mais cinco. Enxágüe retirando bem o preparado. Não use sabonete. Seque com uma toalha e aplique um hidratante.
Quando fazer A cada 15 dias e antes de se expor ao sol. O bronzeado fica mais bonito, uniforme e duradouro.Peles com acne severa ou com qualquer tipo de ferimento aberto não devem ser submetidas ao procedimento, pois ele pode agravar o quadro ou propagar os microorganismos das lesões.
MASSAGEM ANTICELULITE
Os nódulos endurecidos, típicos da celulite, pressionam as fibras de sustentação e comprometem a circulação.Para estimular a oxigenação, realize uma massagem nas áreas afetadas com um esfoliante corporal. Ele pode ser comprado pronto ou feito em casa, com sal grosso e óleo essencial de laranja. "Em seguida, intensifique a massagem usando um creme à base de cafeína - as enzimas dissolvem a gordura localizada - e vitaminas, que melhoram a circulação sanguínea", ensina a esteticista Carmen Noemi Vieira.
Quando fazer Todos os dias. Proibido para gestantes.
. ROSTO TONIFICADO
Nada como uma máscara para dar um up no visual . "Os ingredientes são naturais, mas potentes: gelatina, que melhora o tônus muscular, e iogurte, rico em ácido láctico, que hidrata a pele", diz a dermatologista Ana Maria Albuquerque. Dissolva 1/2 pacote de gelatina incolor em um pouco de água e leve ao fogo. Assim que formar uma papinha, desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) de iogurte natural. Espere esfriar, limpe o rosto como de costume e aplique a máscara. Deixe agir por 25 minutos e retire com água fria. Se quiser, relaxe colocando saquinhos de chá de camomila nos olhos para atenuar as olheiras.
Quando fazer Uma vez por semana. Não é recomendada para peles com acne.
FIRME E FORTE
Uma boa massagem, feita com os produtos certos, ajuda a combater a flacidez na barriga, bumbum e pernas. Escolha um gel crioterápico (que esfria e depois aquece o local) para acelerar o metabolismo e atuar nas fibras de sustentação. Aplique o cosmético com luvas de tecido nas regiões críticas e massageie com movimentos circulares durante 20 minutos. Enxágüe.
Quando fazer De duas a três vezes por semana."Evite passar na região dos pulmões, dos seios ou, se estiver menstruada, no abdome. É proibido para grávidas e pessoas com complicações renais e cardíacas"
O sol e o vento ressecam a pele. Então que tal tomar um banho de leite, famoso desde a época de Cleópatra? Em um recipiente junte 5 litros de água morna, 1 xícara (chá) de leite em pó (dissolvido em água) e 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoa. "As proteínas do leite repõem a umidade, e o óleo forma um filme protetor que evita a desidratação", diz a esteticista Ramona Herz. Despeje a mistura sobre o corpo. Não enxágüe. Enxugue e hidrate com cremes à base de proteínas do leite.
Quando fazer Uma ou duas vezes por semana. Evite o tratamento em caso de irritação da pele.
MÃOS SEMPRE JOVENS
O contato diário com detergentes e as lavagens excessivas deixam as mãos ásperas, sem viço..."Experimente um preparado com hamamélis e eucalipto para amaciar, acalmar, clarear e rejuvenescer a pele", sugere a terapeuta corporal Marília Estelita. Junte 4 colheres (sopa) de hamamélis e 4 colheres (sopa) de eucalipto em 1 litro de água e deixe ferver. Coe e espere esfriar. Em outro recipiente, coloque 1 colher (sopa) de aveia. Mergulhe as mãos no líquido por dez minutos, enxugue e esfregue-as com a aveia. Deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com uma toalha.
Quando fazer Uma vez por semana.
REVITALIZAÇÃO A JATO
Com um mix de esfoliação e massagem, você pode dar brilho à pele do corpo, melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação.Para começar, faça um purê de papaia batendo no liquidificador 1 unidade da fruta com casca e sementes."A papaia possui um bioquímico natural, a papaína, que age como um alfa-hidroxiácido e tem a capacidade de amaciar e revitalizar - quanto mais verde for a fruta, maior a concentração dessa enzima", explica a terapeuta Soon Hee Han. Após o banho, passe o purê no corpo seco com movimentos circulares durante cinco minutos. Deixe agir por mais cinco. Enxágüe retirando bem o preparado. Não use sabonete. Seque com uma toalha e aplique um hidratante.
Quando fazer A cada 15 dias e antes de se expor ao sol. O bronzeado fica mais bonito, uniforme e duradouro.Peles com acne severa ou com qualquer tipo de ferimento aberto não devem ser submetidas ao procedimento, pois ele pode agravar o quadro ou propagar os microorganismos das lesões.
MASSAGEM ANTICELULITE
Os nódulos endurecidos, típicos da celulite, pressionam as fibras de sustentação e comprometem a circulação.Para estimular a oxigenação, realize uma massagem nas áreas afetadas com um esfoliante corporal. Ele pode ser comprado pronto ou feito em casa, com sal grosso e óleo essencial de laranja. "Em seguida, intensifique a massagem usando um creme à base de cafeína - as enzimas dissolvem a gordura localizada - e vitaminas, que melhoram a circulação sanguínea", ensina a esteticista Carmen Noemi Vieira.
Quando fazer Todos os dias. Proibido para gestantes.
. ROSTO TONIFICADO
Nada como uma máscara para dar um up no visual . "Os ingredientes são naturais, mas potentes: gelatina, que melhora o tônus muscular, e iogurte, rico em ácido láctico, que hidrata a pele", diz a dermatologista Ana Maria Albuquerque. Dissolva 1/2 pacote de gelatina incolor em um pouco de água e leve ao fogo. Assim que formar uma papinha, desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) de iogurte natural. Espere esfriar, limpe o rosto como de costume e aplique a máscara. Deixe agir por 25 minutos e retire com água fria. Se quiser, relaxe colocando saquinhos de chá de camomila nos olhos para atenuar as olheiras.
Quando fazer Uma vez por semana. Não é recomendada para peles com acne.
FIRME E FORTE
Uma boa massagem, feita com os produtos certos, ajuda a combater a flacidez na barriga, bumbum e pernas. Escolha um gel crioterápico (que esfria e depois aquece o local) para acelerar o metabolismo e atuar nas fibras de sustentação. Aplique o cosmético com luvas de tecido nas regiões críticas e massageie com movimentos circulares durante 20 minutos. Enxágüe.
Quando fazer De duas a três vezes por semana."Evite passar na região dos pulmões, dos seios ou, se estiver menstruada, no abdome. É proibido para grávidas e pessoas com complicações renais e cardíacas"
quarta-feira, 3 de março de 2010
Celulite...se informe!
nimiga implacável da beleza feminina, a celulite atinge a grande maioria das mulheres. Até mesmo as mais belas modelos admitem sofrer desse mal. É um problema tão antigo quanto a própria existência e atinge 9 entre 10 mulheres, inclusive as mais magras. A celulite não é uma doença ou inflamação, como a terminação ite pode sugerir, mas sim uma disfunção orgânica, em que ocorre um desequilíbrio funcional interno que provoca a alteração das características da derme e da hipoderme. Como conseqüência, ocorre uma série de modificações na estrutura dos tecidos, originando aqueles odiosos furinhos, que dão à pele um aspecto de casca de laranja, principalmente nas áreas onde há uma maior concentração de gordura como a parte interna da coxa, bumbum, barriga, joelhos e braço.
O que causa a celulite?
Vários fatores são responsáveis pelo aparecimento da celulite. Alguns não podem ser controlados por nós, como os fatores genéticos e hormonais, por exemplo. Outros, como hábitos de vida e alimentação, no entanto, podem e devem ser evitados.
O que está ao seu alcance?
- Melhore a sua alimentação: uma dieta mal balanceada facilita a formação da celulite. Você não precisa ser radical, mas alimentos como enlatados, ovos, maionese e álcool devem ser evitados, assim como fritura e refrigerantes.
- Mexa-se: a falta de atividade física pode causar flacidez e acúmulo de gordura. Os exercícios físicos são essenciais e devem ser feitos, ao menos, três vezes por semana.
- Pare de fumar: a nicotina presente no cigarro é vasoconstritora, ou seja, comprime os vasos e prejudica a oxigenação das células, atrapalhando a circulação sanguínea.
- Relaxe: o estresse, causado por uma sobrecarga emocional, provoca a retenção de toxinas, o que pode causar o aumento das células de gordura.
Como combater a celulite?
O tratamento de combate à celulite depende de disciplina. Qualquer que seja o método escolhido, paciência é fundamental. E não existe milagre contra a celulite: o combate em múltiplas frentes tem se mostrado o mais eficaz.
- Alimentação balanceada: deve ser o primeiro passo de combate a esse mal. Dê valor às verduras, legumes, sopas leves, frutas e alimentos integrais. Beba muita água – o ideal são 2 litros por dia.
- Hidratação diária: uma pele bem hidratada é um dos pontos mais importantes no combate à celulite. Escolha fórmulas com ações específicas para o tratamento e aplique 2 vezes ao dia, com massagens leves, em movimentos circulares. Uma dica: 2 vezes por semana, use um bom creme abrasivo para remover as células mortas, permitindo, assim, a ação eficaz do seu produto.
- Massagens: as massagens facilitam o espalhamento do produto e ajudam a pele a absorver melhor os ativos do hidratante, além de ativarem a circulação.
- Drenagem Linfática: a maioria das pessoas que sofrem celulite tem problemas com a circulação de retorno. Para atenuar essa dificuldade, uma boa opção é a drenagem linfática. Este método ajuda a drenar os líquidos superficiais do corpo e pode ser manual ou eletrônico.
Consulte sempre o seu dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para orientar e esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto.
CUIDADOS COM A PELE PÓS VERÃO
Cuidados com a Pele no Pós Verão
Pele macia e suave deve permanecer em todas as estações do ano. No entanto, durante o verão, a exposição excessiva ao sol e à água do mar torna a pele ressecada, áspera, sem brilho e com pouca elasticidade.
Com o fim da temporada, é hora de devolver a vitalidade e o equilíbrio perdidos. E então vem a pergunta: Como fazê-lo?
Para isso, são necessários alguns cuidados básicos, porém fundamentais, na recuperação da beleza e saúde da pele.
A primeira etapa é a esfoliação, que promove a eliminação de células mortas e impurezas, ampliando os benefícios das formulações hidratantes, além de devolver a luminosidade da pele. É importante ressaltar, que a esfoliação deve ser realizada de 1 a 2 vezes na semana, para não haver sensibilização.
A hidratação é o próximo passo. A camada da pele em contato com o ambiente é uma barreira contra a perda de água e contra as agressões externas. Os hidratantes entram em cena para recuperar a barreira cutânea desestruturada durante o verão. Cremes à base de Uréia, PCA-Na, Lactato de Amônio e Ceramidas são recomendados devido ao seu alto poder hidratante. Não podemos esquecer que a hidratação começa no banho. A água deve ser morna, pois a água quente remove os lipídeos da camada mais externa da pele, aumentando assim, a desidratação cutânea.
Consulte sempre o seu dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para orientar e esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto.
TRATAMENTOS ESTÉTICOS E SEUS RESULTADOS...
ENDERMOLOGIA
A endermologia é uma técnica aplicada através de um aparelho que realiza uma massagem profunda e estimula a circulação linfática, destruindo as células de gordura e dissolve os nódulos de celulite.
Geralmente é realizada com auxílio de um aparelho que executa uma massagem melhorando o fluxo sanguíneo e a nutrição celular, possibilitando assim a eliminação de toxinas.
Auxilia na redução de medidas e permite também uma reabsorção do edema entre as células e libera endorfina, o que faz com que o paciente tenha uma enorme sensação de bem-estar.
Elimine a celulite com este tratamento e não se esqueça de corrigir os hábitos alimentares, adote atividades físicas e tenha uma vida mais saudável.
* Gommage - Esfoliação facial e /ou corporal:
Massagem corporal com creme esfoliante que remove células mortas, hidrata e nutre a pele, evitando escamações pós-sol e ressecamento no inverno que são as principais indicações para esfoliação coporal. Ao eliminar as celulas mortas, a massagem deixa a pele pronta para absorver os produtos que serão aplicados posteriormente, em outros tratamentos.
*
Destoxi-Redução / Talassoterapia :
Tem objetivo de reduzir medidas.
O que é Destoxi-redução? É a combinação de dois tratamentos eficazes que atuam diretamente no metabolismo corporal: a desintoxicação e a redução.
Ingerimos toxinas no nosso dia-a-dia através de medicamentos, estresse, dietas impróprias, bebidas alcoólicas, fumaça de cigarro (fumantes ativos ou passivo), poluição, agrotóxicos dos alimentos, entre outras maneiras. Essas toxinas são eliminadas pelo corpo de várias formas.
Quando o processo de eliminação é prejudicado por algum motivo, o organismo começa a armazená-la nas células de gordura e no líquido intersticial (líquido que fica entre as células), formando as gordurinhas localizadas.
Existem artigos que comfirmam através de testes que o líquido retido no corpo pode apresentar uma toxidade que varia de 34% a 69% e essas toxinas armazenadas dificultam o nosso metabolismo. É nesse momento que entra o tratamento corporal de destoxi-redução, que estimula a eliminação de toxinas pela drenagem linfática e pela argila que é rica em oligoelementos. A Argila e os oligoelementos são o princípio ativo revolucionário que favorecem as trocas metabólicas, melhorando a saúde do organismo, tendo como conseqüência uma desintoxicação que resulta em perda de medidas e favorece a modelagem corporal.
A massagem realizada após a aplicação da argila drena as toxinas e impurezas do tecido adiposo eliminando-as pelo sistema linfático, o que estimula a perda de medida, conseguida pela compactação dos tecidos e desintoxicação. Durante o tratamento é feita uma maior ingestão de água o que favorece a eliminação de líquido e estimula a redução local de medidas.
O fango também promove a absorção de toxinas, retira o excesso de oleosidade de as impurezas, limpando a derme em profundidade e atuando como anti-edemas e anti-séptico.
* Terapias Manuais
* Massagem Estética Modeladora
* Bambuterapia
* Lipoescultura manual
Tem o objetivos de combater a celulite e modelar. A massagem estética modeladora é feita com manobras intensas de amassamento, deslizamento e pinçamento que desencadeiam um processo de estimulação, propiciando a melhora da oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura, além de tonificar a pele.
* Massagem terapêutica anti-estresse:
A massagem terapêutica tem como foco produzir a nutrição do corpo. Ao friccionar, comprimir, pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de tensão , intensifica-se a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios. Fortalecendo assim o sistema nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento.
Atua como prevenção e tratamento nos casos de:
*
Estresse
*
Cansaço
*
Dores Musculares
*
Ansiedade
*
Irritação
*
Fata de concentração.
DRENAGEM LINFÁTICA
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.
A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem. De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.
É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer.
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retirados do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo.
A drenagem linfática é realizada em dois processos, a evacuação, que consiste em desobstruir os gânglios e as demais vias linfáticas, e a captação, que consiste em realizar de fato a drenagem. De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas.
É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer.
Celulite...se informe!
# Inimiga mortal do sexo feminino, a celulite fica ainda mais ameaçadora quando o verão se aproxima. Acabar com ela é impossível, diziam as nossas avós. Só que os tempos mudaram. De olho nesse combate histórico, empresas especializadas em tecnologia, saúde e beleza disputam entre si a criação de aparelhos cada vez mais sofisticados para minimizar - ou acabar de vez, espera-se - com o "efeito casca de laranja".
Dermatologista de mulheres famosas como Deborah Secco, Xuxa e Angélica, Karla Assed garante que hoje há alguns tratamentos eficientes, como os feitos com o Accent XL ou o Velashape, que costuma prescrever para suas pacientes. Mas conta que, nos próximos dias, estará chegando ao Sensi Ka - uma das três clínicas da médica - o Smooth Shapes, mais uma novidade destinada a combater a celulite. "O aparelho combina laser, luz infravermelha e rolos de sucção a vácuo. As sessões são indolores e o máximo que a paciente vai sentir é um leve aquecimento na região tratada. O resultado é uma pele bem mais lisa e firme", avisa Karla.
Aprenda a diferenciar os tipos de celulite
Fã do Accent XL, a dermatologista Marcela Studart aposta todas as suas fichas no tratamento feito com o aparelho de radiofrequência. Segundo ela, o procedimento só precisa ser bem orientado para dar os resultados esperados. "Não adianta ter bons equipamentos sem um bom médico para dar as coordenadas necessárias. E também não dá resultado fazer o tratamento, mas se afastar dos exercícios e de uma alimentação adequada", alerta ela.
A fisioterapeuta Fátima Pazos dá outra dica para acabar com os furinhos indesejados. Dona da Clínica Pazos, ela acaba de instalar em seus domínios o Physioplate, que emite ondas vibratórias, trabalha a musculatura 70% a mais do que as atividade físicas praticadas em uma academia e reduz drasticamente a celulite. "É ideal para quem não tem tempo ou não gosta de fazer exercícios. O indicado são 30 minutos diários e o resultado é cem por cento satisfatório", afirma.
Saiba como funcionam os aparelhos que combatem a celulite
As massagens manuais, como a drenagem linfática, também continuam tendo muitas adeptas, que garantem ser essa a receita para acabar definitivamente com a celulite. Tanto que a rede Jacques Janine acaba de lançar o Celluless System, um sistema especial de massagem, que utiliza cremes da marca espanhola Germaine de Capuccini. A empresária carioca Márcia Santos, que vive na ponte-aérea, diz que pretende experimentar esse novo método na próxima vez que estiver em São Paulo. "Adoro massagem e acho que ela é fundamental para evitar o aparecimento da celulite. Faço pelo menos uma vez por semana e estou sempre correndo atrás de novidades”, explica ela.
Dermatologista de mulheres famosas como Deborah Secco, Xuxa e Angélica, Karla Assed garante que hoje há alguns tratamentos eficientes, como os feitos com o Accent XL ou o Velashape, que costuma prescrever para suas pacientes. Mas conta que, nos próximos dias, estará chegando ao Sensi Ka - uma das três clínicas da médica - o Smooth Shapes, mais uma novidade destinada a combater a celulite. "O aparelho combina laser, luz infravermelha e rolos de sucção a vácuo. As sessões são indolores e o máximo que a paciente vai sentir é um leve aquecimento na região tratada. O resultado é uma pele bem mais lisa e firme", avisa Karla.
Aprenda a diferenciar os tipos de celulite
Fã do Accent XL, a dermatologista Marcela Studart aposta todas as suas fichas no tratamento feito com o aparelho de radiofrequência. Segundo ela, o procedimento só precisa ser bem orientado para dar os resultados esperados. "Não adianta ter bons equipamentos sem um bom médico para dar as coordenadas necessárias. E também não dá resultado fazer o tratamento, mas se afastar dos exercícios e de uma alimentação adequada", alerta ela.
A fisioterapeuta Fátima Pazos dá outra dica para acabar com os furinhos indesejados. Dona da Clínica Pazos, ela acaba de instalar em seus domínios o Physioplate, que emite ondas vibratórias, trabalha a musculatura 70% a mais do que as atividade físicas praticadas em uma academia e reduz drasticamente a celulite. "É ideal para quem não tem tempo ou não gosta de fazer exercícios. O indicado são 30 minutos diários e o resultado é cem por cento satisfatório", afirma.
Saiba como funcionam os aparelhos que combatem a celulite
As massagens manuais, como a drenagem linfática, também continuam tendo muitas adeptas, que garantem ser essa a receita para acabar definitivamente com a celulite. Tanto que a rede Jacques Janine acaba de lançar o Celluless System, um sistema especial de massagem, que utiliza cremes da marca espanhola Germaine de Capuccini. A empresária carioca Márcia Santos, que vive na ponte-aérea, diz que pretende experimentar esse novo método na próxima vez que estiver em São Paulo. "Adoro massagem e acho que ela é fundamental para evitar o aparecimento da celulite. Faço pelo menos uma vez por semana e estou sempre correndo atrás de novidades”, explica ela.
5 Máscaras para atenuar Manchas e Espinhas
Dê fim às manchas
1 colher (sopa) de aveia
500 ml de iogurte natural
1 colher (café) de mel em ponto de leite condensado (cremoso)
Misture os ingredientes e permaneça com a máscara durante 20 minutos. Retire com água fria.
Passa fora na acne e nos cravinhos
1 colher de sopa de argila
Chá de manjericão
20 gotas de própolis
Dissolva a argila no chá de manjericão até engrossar. Depois, acrescente 20 gotas de própolis. Enxague com água fria.
Luminosidade garantida
6 morangos
1 clara de ovo
1 colher ( sobremesa) de mel
Misture os ingredientes até obter uma mistura cremosa e aplique na pele por 20 minutos.
Uma pele menos oleosa
1 banana verde
1 (colher) de maisena Hortelã picada
Chá de camomila
Misture a banana, a maisena e a hortelã. Acrescente o chá de camomila até obter uma mistura cremosa. Aplique na pele por 20 minutos.
De volta à juventude
1 colher (sopa) de soja em pó Polpa de açaí
10 gotas de própolis Junte a soja com a polpa de açaí até dar ponto de creme e acrescente 10 gotas de própolis. Aplique a máscara ainda gelada. Se preferir, o açaí pode ser substituído por iogurte.
1 colher (sopa) de aveia
500 ml de iogurte natural
1 colher (café) de mel em ponto de leite condensado (cremoso)
Misture os ingredientes e permaneça com a máscara durante 20 minutos. Retire com água fria.
Passa fora na acne e nos cravinhos
1 colher de sopa de argila
Chá de manjericão
20 gotas de própolis
Dissolva a argila no chá de manjericão até engrossar. Depois, acrescente 20 gotas de própolis. Enxague com água fria.
Luminosidade garantida
6 morangos
1 clara de ovo
1 colher ( sobremesa) de mel
Misture os ingredientes até obter uma mistura cremosa e aplique na pele por 20 minutos.
Uma pele menos oleosa
1 banana verde
1 (colher) de maisena Hortelã picada
Chá de camomila
Misture a banana, a maisena e a hortelã. Acrescente o chá de camomila até obter uma mistura cremosa. Aplique na pele por 20 minutos.
De volta à juventude
1 colher (sopa) de soja em pó Polpa de açaí
10 gotas de própolis Junte a soja com a polpa de açaí até dar ponto de creme e acrescente 10 gotas de própolis. Aplique a máscara ainda gelada. Se preferir, o açaí pode ser substituído por iogurte.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Sobrancelhas Perfeitas
Dicas !!
Quando li essa matéria, há um mês atrás, me ajudou muito a acertar a minha sobrancelha. Já tive muitos problemas com a minha, quando era adolescende precisei ir numa designer de sobrancelas e ela fez nascer pelinhos novos, pois eu tirava muito e minha sobrancela era fininha fininha.
Como agora tenho que sobreviver sem a minha designer (mudança de cidade) vamos à Matéria:
A melhor maneira de determinar os pontos em suas sobrancelhas é comparar o nariz com a íris dos seus olhos e ao final de seus olhos. Pegue uma régua ou pente e começando no seu nariz, deixe a régua reta e verá onde suas sobrancelhas devem começar.
Faça uma marca com um lápis marrom.
Em, seguida segure a régua do seu nariz em direção a sua íris. Isso determinará onde deve ser o seu arco. Marque um lápis marrom.
Faça o mesmo de seu nariz até o final de seu olho. Marque com um lápis marrom. Preencha suas sobrancelhas usando essas marcas.
Passo 2
Limpe sua pinça com álcool e certifique-se que ela esteja extremamente limpa.
Passo 3
Estique sua pele, do final extremo da sobrancelhas, contra o osso da sobrancelha. Retire os pêlos que estã fora do sentido que estão crescendo.
Passo 4
Penteie os pêlos para cima e em seguida penteie no sentido seguindo a forma da sobrancelha que você fez anteriormente. Você pode usar um gel para mantê-los obedientes se for necessário.
Passo 5
Use uma esponja ou bola de algodão embebido em chá de camomila gelado para aliviar a irritação onde puxou os pêlos com a pinça.
Um modo de ter um olhar sedutor e uma sobrancelha devidamente arqueada e perfeita é fazer as sobrancelhas com um profissional que chamamos de "Designer de Sobrancelhas", ele analiza toda a expressão do seu rosto e desenha o formato mais apropriado para manter a suavidade e formar um bom conjunto. Veja o antes e depois da foto abaixo:
Agora se você tem sobrancelhas com falhas ou com formatos irregulares ou com poucos pêlos, o ideal seria preencher as falhas sempre com um lápis ou sombra apropriada ou submeter a uma técnica de maquiagem permanente (também conhecida com maquiagem definitiva). Hoje existem técnicas que deixam suas sobrancelhas com se tivesse mais pêlos sem parecer artificial. Esse procedimento tem que ser feito com uma profissional qualificado com habilidade específica sobre maquiagem definitiva. Para saber mais entre aqui.
Outro produto, saindo forno, é Eyebrow Lipocils da Talika Paris, ele promete estimular o crescimento das sobrancelhas em 28 dias . Achei ele na Época Cosméticos (R$ 140), na Sacks(R$ 138,90), na Nissey Cosméticos (R$ 124). Pelos coementários o produto deve funcionar mesmo, as meninas estão adorando.
Quando li essa matéria, há um mês atrás, me ajudou muito a acertar a minha sobrancelha. Já tive muitos problemas com a minha, quando era adolescende precisei ir numa designer de sobrancelas e ela fez nascer pelinhos novos, pois eu tirava muito e minha sobrancela era fininha fininha.
Como agora tenho que sobreviver sem a minha designer (mudança de cidade) vamos à Matéria:
A melhor maneira de determinar os pontos em suas sobrancelhas é comparar o nariz com a íris dos seus olhos e ao final de seus olhos. Pegue uma régua ou pente e começando no seu nariz, deixe a régua reta e verá onde suas sobrancelhas devem começar.
Faça uma marca com um lápis marrom.
Em, seguida segure a régua do seu nariz em direção a sua íris. Isso determinará onde deve ser o seu arco. Marque um lápis marrom.
Faça o mesmo de seu nariz até o final de seu olho. Marque com um lápis marrom. Preencha suas sobrancelhas usando essas marcas.
Passo 2
Limpe sua pinça com álcool e certifique-se que ela esteja extremamente limpa.
Passo 3
Estique sua pele, do final extremo da sobrancelhas, contra o osso da sobrancelha. Retire os pêlos que estã fora do sentido que estão crescendo.
Passo 4
Penteie os pêlos para cima e em seguida penteie no sentido seguindo a forma da sobrancelha que você fez anteriormente. Você pode usar um gel para mantê-los obedientes se for necessário.
Passo 5
Use uma esponja ou bola de algodão embebido em chá de camomila gelado para aliviar a irritação onde puxou os pêlos com a pinça.
Um modo de ter um olhar sedutor e uma sobrancelha devidamente arqueada e perfeita é fazer as sobrancelhas com um profissional que chamamos de "Designer de Sobrancelhas", ele analiza toda a expressão do seu rosto e desenha o formato mais apropriado para manter a suavidade e formar um bom conjunto. Veja o antes e depois da foto abaixo:
Agora se você tem sobrancelhas com falhas ou com formatos irregulares ou com poucos pêlos, o ideal seria preencher as falhas sempre com um lápis ou sombra apropriada ou submeter a uma técnica de maquiagem permanente (também conhecida com maquiagem definitiva). Hoje existem técnicas que deixam suas sobrancelhas com se tivesse mais pêlos sem parecer artificial. Esse procedimento tem que ser feito com uma profissional qualificado com habilidade específica sobre maquiagem definitiva. Para saber mais entre aqui.
Outro produto, saindo forno, é Eyebrow Lipocils da Talika Paris, ele promete estimular o crescimento das sobrancelhas em 28 dias . Achei ele na Época Cosméticos (R$ 140), na Sacks(R$ 138,90), na Nissey Cosméticos (R$ 124). Pelos coementários o produto deve funcionar mesmo, as meninas estão adorando.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Os Benefícios da Linhaça
Tudo sobre a linhaça
Especialistas respondem as principais dúvidas sobre a semente
Quanto preciso consumir de linhaça para emagrecer?
Não existe estudos determinando uma medida exata. Mas os especialistas costumam recomendar de uma a três colheres de sopa (no máximo) da linhaça triturada por dia. Motivo: por ter muita gordura, ela não é magra (tem 60 calorias em cada colher de sopa). Além disso, carrega componentes que, em excesso, podem interferir na absorção dos nutrientes. Mas isso ainda está sendo estudado.
Qual é melhor: marrom ou dourada?
As duas têm o mesmo valor nutricional, segundo a nutricionista carioca Flávia Morais, da rede Mundo Verde. Só que a dourada (importada) tem um sabor mais suave e a casca menos rígida, o que aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes (facilidade de absorção pelo organismo). Mas, bem triturada, a marrom (nacional) não fica atrás: consumida na forma de farinha, seus componentes também são bem aproveitados pelo organismo. E é mais barata.
Por que é importante triturar a semente antes de comer?
A linhaça tem uma casca muito dura para ser rompida com os dentes. Triturada no liquidificador, essa proteção é vencida e os nutrientes da semente ficam disponíveis. Você ainda pode deixá-la mergulhada na água de um dia para o outro. Fica molinha e fácil de ser quebrada.
Dá para guardá-la já triturada?
Sim. Mas, nesse caso, ela deve ser armazenada num vidro fechado e guardada na geladeira por até 15 dias – mais do que isso fica rançosa e inadequada para o consumo.
Posso comprar a farinha pronta?
Sim. Mas prefira a farinha estabilizada – processo que impede a oxidação da gordura da semente.
A linhaça prende o intestino?
Isso só acontece se você beber pouca água. Como todo alimento rico em fibras, o consumo deve ser combinado a uma ingestão maior de líquido – no mínimo 2 litros por dia.
A cápsula tem o mesmo efeito?
Não. Ela concentra uma quantidade maior de ômega 3, mas não tem as fibras da semente – importantes no processo de emagrecimento. Por isso, é indicada principalmente para a redução do colesterol ou para melhorar a textura da pele. Sem contraindicação, pode ser consumida duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.
Esse alimento oferece risco?
É raro, mas algumas pessoas podem ser alérgicas à proteína da semente e apresentar reações adversas como manchas na pele, falta de ar, inchaço nos olhos ou lábios. Por isso, o ideal é começar a consumir porções pequenas (1 colher de sobremesa, por exemplo) e observar a resposta do organismo.
Poderes extras
Mais do que emagrecer, a linhaça faz bem à saúde e à pele. Veja do que ela é capaz.
• Hidratar a pele: após um mês comendo diariamente a semente triturada, 45 voluntárias de um estudo alemão, feito na Universidade de Dusseldorf, notaram a pele menos ressecada. Vermelhidão e escamação também diminuíram. Os pesquisadores associam esses efeitos à ação anti-inflamatória do ômega 3.
• Proteger o coração: a linhaça ainda carrega ômega 6, que, em harmonia com o ômega 3, reduz o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Mais: essa dupla tem poder antioxidante, que, junto com a vitamina E (também presente na semente), barra os radicais livres.
• Amenizar os sintomas da TPM: as lignanas combatem os sintomas (cólica, ansiedade) típicos da pré-menstruação. Esse fi toquímico também ajuda a restabelecer os níveis de estrogênio, hormônio feminino que cai drasticamente quando a mulher deixa de menstruar, diminuindo a capacidade de renovação das células.
Especialistas respondem as principais dúvidas sobre a semente
Quanto preciso consumir de linhaça para emagrecer?
Não existe estudos determinando uma medida exata. Mas os especialistas costumam recomendar de uma a três colheres de sopa (no máximo) da linhaça triturada por dia. Motivo: por ter muita gordura, ela não é magra (tem 60 calorias em cada colher de sopa). Além disso, carrega componentes que, em excesso, podem interferir na absorção dos nutrientes. Mas isso ainda está sendo estudado.
Qual é melhor: marrom ou dourada?
As duas têm o mesmo valor nutricional, segundo a nutricionista carioca Flávia Morais, da rede Mundo Verde. Só que a dourada (importada) tem um sabor mais suave e a casca menos rígida, o que aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes (facilidade de absorção pelo organismo). Mas, bem triturada, a marrom (nacional) não fica atrás: consumida na forma de farinha, seus componentes também são bem aproveitados pelo organismo. E é mais barata.
Por que é importante triturar a semente antes de comer?
A linhaça tem uma casca muito dura para ser rompida com os dentes. Triturada no liquidificador, essa proteção é vencida e os nutrientes da semente ficam disponíveis. Você ainda pode deixá-la mergulhada na água de um dia para o outro. Fica molinha e fácil de ser quebrada.
Dá para guardá-la já triturada?
Sim. Mas, nesse caso, ela deve ser armazenada num vidro fechado e guardada na geladeira por até 15 dias – mais do que isso fica rançosa e inadequada para o consumo.
Posso comprar a farinha pronta?
Sim. Mas prefira a farinha estabilizada – processo que impede a oxidação da gordura da semente.
A linhaça prende o intestino?
Isso só acontece se você beber pouca água. Como todo alimento rico em fibras, o consumo deve ser combinado a uma ingestão maior de líquido – no mínimo 2 litros por dia.
A cápsula tem o mesmo efeito?
Não. Ela concentra uma quantidade maior de ômega 3, mas não tem as fibras da semente – importantes no processo de emagrecimento. Por isso, é indicada principalmente para a redução do colesterol ou para melhorar a textura da pele. Sem contraindicação, pode ser consumida duas vezes ao dia, antes do almoço e do jantar.
Esse alimento oferece risco?
É raro, mas algumas pessoas podem ser alérgicas à proteína da semente e apresentar reações adversas como manchas na pele, falta de ar, inchaço nos olhos ou lábios. Por isso, o ideal é começar a consumir porções pequenas (1 colher de sobremesa, por exemplo) e observar a resposta do organismo.
Poderes extras
Mais do que emagrecer, a linhaça faz bem à saúde e à pele. Veja do que ela é capaz.
• Hidratar a pele: após um mês comendo diariamente a semente triturada, 45 voluntárias de um estudo alemão, feito na Universidade de Dusseldorf, notaram a pele menos ressecada. Vermelhidão e escamação também diminuíram. Os pesquisadores associam esses efeitos à ação anti-inflamatória do ômega 3.
• Proteger o coração: a linhaça ainda carrega ômega 6, que, em harmonia com o ômega 3, reduz o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Mais: essa dupla tem poder antioxidante, que, junto com a vitamina E (também presente na semente), barra os radicais livres.
• Amenizar os sintomas da TPM: as lignanas combatem os sintomas (cólica, ansiedade) típicos da pré-menstruação. Esse fi toquímico também ajuda a restabelecer os níveis de estrogênio, hormônio feminino que cai drasticamente quando a mulher deixa de menstruar, diminuindo a capacidade de renovação das células.
Assinar:
Postagens (Atom)