Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de março de 2010

Celulite...se informe!


nimiga implacável da beleza feminina, a celulite atinge a grande maioria das mulheres. Até mesmo as mais belas modelos admitem sofrer desse mal. É um problema tão antigo quanto a própria existência e atinge 9 entre 10 mulheres, inclusive as mais magras. A celulite não é uma doença ou inflamação, como a terminação ite pode sugerir, mas sim uma disfunção orgânica, em que ocorre um desequilíbrio funcional interno que provoca a alteração das características da derme e da hipoderme. Como conseqüência, ocorre uma série de modificações na estrutura dos tecidos, originando aqueles odiosos furinhos, que dão à pele um aspecto de casca de laranja, principalmente nas áreas onde há uma maior concentração de gordura como a parte interna da coxa, bumbum, barriga, joelhos e braço.

O que causa a celulite?

Vários fatores são responsáveis pelo aparecimento da celulite. Alguns não podem ser controlados por nós, como os fatores genéticos e hormonais, por exemplo. Outros, como hábitos de vida e alimentação, no entanto, podem e devem ser evitados.

O que está ao seu alcance?

- Melhore a sua alimentação: uma dieta mal balanceada facilita a formação da celulite. Você não precisa ser radical, mas alimentos como enlatados, ovos, maionese e álcool devem ser evitados, assim como fritura e refrigerantes.
- Mexa-se: a falta de atividade física pode causar flacidez e acúmulo de gordura. Os exercícios físicos são essenciais e devem ser feitos, ao menos, três vezes por semana.
- Pare de fumar: a nicotina presente no cigarro é vasoconstritora, ou seja, comprime os vasos e prejudica a oxigenação das células, atrapalhando a circulação sanguínea.
- Relaxe: o estresse, causado por uma sobrecarga emocional, provoca a retenção de toxinas, o que pode causar o aumento das células de gordura.

Como combater a celulite?

O tratamento de combate à celulite depende de disciplina. Qualquer que seja o método escolhido, paciência é fundamental. E não existe milagre contra a celulite: o combate em múltiplas frentes tem se mostrado o mais eficaz.

- Alimentação balanceada: deve ser o primeiro passo de combate a esse mal. Dê valor às verduras, legumes, sopas leves, frutas e alimentos integrais. Beba muita água – o ideal são 2 litros por dia.
- Hidratação diária: uma pele bem hidratada é um dos pontos mais importantes no combate à celulite. Escolha fórmulas com ações específicas para o tratamento e aplique 2 vezes ao dia, com massagens leves, em movimentos circulares. Uma dica: 2 vezes por semana, use um bom creme abrasivo para remover as células mortas, permitindo, assim, a ação eficaz do seu produto.
- Massagens: as massagens facilitam o espalhamento do produto e ajudam a pele a absorver melhor os ativos do hidratante, além de ativarem a circulação.
- Drenagem Linfática: a maioria das pessoas que sofrem celulite tem problemas com a circulação de retorno. Para atenuar essa dificuldade, uma boa opção é a drenagem linfática. Este método ajuda a drenar os líquidos superficiais do corpo e pode ser manual ou eletrônico.

Consulte sempre o seu dermatologista. Ele é o profissional mais indicado para orientar e esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário