Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de julho de 2010

BAMBUTERAPIA






Técnica da massagem feita com bambus


Sua origem: A técnica de bambuterapia surgiu na França com o fisioterapeuta francês Gill Amsallem, e possui indicação corporal e facial.


A massagem é feita com bambus de diferentes tamanhos e, além de relaxar ou de despertar a energia, ainda promove a drenagem linfática, a tonificação e a modelagem dos tecidos.


A técnica da massagem com bambu funciona da seguinte forma: as varas de bambu agem como se fossem o prolongamento dos dedos, e, por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Se adaptam aos contornos corporais, promovendo uma modelagem eficaz e um relaxamento profundo, pois alivia tensões musculares.


A massagem associa técnicas de massagens como shiatsu (trabalhando pontos de acupuntura), ayurvédica, isometria e drenagem linfática.Pode ser aplicada em todo o corpo inclusive face e cabeça.Apresenta propriedades modeladoras, drenantes, tonificantes, relaxantes e energéticas.


Antes de iniciar o tratamento é necessário a análise da ficha de anamnese, uma vez que o bambu apresenta as mesmas contra indicações da Massagem Modeladora, Relaxante e da Drenagem Linfática.


O ideal é aplicá-la uma a duas vezes por semana associada a cosméticos específicos ao tipo de pele que estamos trabalhando.


Indicações


A bambuterapia é recomendada como um tratamento auxiliar na redução de celulite, flacidez e gordura localizada, pois dependendo das manobras aplicadas pode apresentar propriedades modeladoras, drenantes, relaxantes, tonificantes e energéticas.


Contra-indicações

São as mesmas contra-indicações da massagem modeladora, relaxante e da drenagem linfática.


Ex: inflamação tecidual, hipersensibilidade cutânea, hipertensão arterial, câncer, trombose, diabetes, entre outras. Se faz necessário realizar uma anamnese antes de iniciar o tratamento com um esteticista profissional ou fisioterapeuta especializado.


Tempo de aplicação da técnica


O tempo médio de duração é entre 40 e 60 min. A aplicação do bambu deve ser de forma correta em sentido, pressão, direção, velocidade e manobras


O Bambu

Bambu é o nome que se dá às plantas da sub-família Bambusoideae, da família das gramíneas (Poaceae ou Gramineae). Essa sub-família se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).


As opiniões variam muito e novas espécies e variedades são acrescentadas ano a ano, mas calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre noventa gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa. Habitam uma alta gama de condições climáticas (zonas tropicais e temperadas) e topográficas (do nível do mar até acima de 4.000 metros).


A partir de 684 a.C, o bambu se tornou fonte de muitas aplicações.Dele, os asiáticos obtêm alimento, vestuário, moradia e medicamentos.O bambu é pouco exigente com relação ao solo e ao clima. Desenvolve-se melhor em solos arenosos e leves, de boa drenagem, profundo e de nível médio de fertilidade.Cresce tanto em regiões tropicais e ao nível do mar como em altitudes de aproximadamente 1.300 metros.Podemos destacar entre seus diversos benefícios o baixo custo, leveza, possibilidade de curvatura, superfície lisa, coloração atrativa, resistência à tração comparável à do aço, resistência à compressão superior a do concreto, grande rigor estético e excelentes resultados na fabricação de móveis, estruturas, tubulações, drenos e habitações e, agora, como acessório para realização de massagens terapêuticas e estéticas.


O Bambu deve estar liso e preparado para sua aplicação na pele do cliente ejá vem assim preparado para ser comprado nas lojas especificas para produtos terapeuticos e estéticos.

Deve ser realizada a assepsia do mesmo a cada massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário